As condições clínicas mais frequentemente associadas a dor orofacial são dores de dentes, gengiva, musculares e articulares. Outras dores não tão comuns que podem acometer a face são as neuralgias, tumores de cabeça e pescoço e o trauma tecidual. Essa dor pode ser referida de outras regiões próximas como a cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaléias primárias e doenças reumatológicas como fibromialgia e as artrites.
A face apesar de ser uma estrutura pequena possui inervação complexa, dessa forma as dores referidas são comuns nessa região. O diagnóstico nem sempre é fácil, necessitando para o diagnóstico correto conhecimento, assim evitando tratamentos desnecessários, que apenas perpetuam o sofrimento causado pela dor.
Tratamento Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial
Existem várias terapias propostas para o tratamento, como uso de placas miorrelaxantes, fármacos ou medicamentos, exercícios físicos específicos, tens e acupuntura. As terapias indicadas são as reversíveis e não invasivas; dentre estas, a acupuntura, podendo estar associado também o agulhamento seco para o tratamento da dor orofacial.